terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O início das papinhas.

Ia começar à postar as receitinhas das papinhas que(sem pretensões, a não ser a de fazer uma papinha super saudável pro meu filhote)faço todo dia aqui em casa, ontem. Mas, além da minha vida estar uma zona, achei, que precisava antes, falar do que uso sempre, de que maneira preparo. Todo o ritual diário que repito independente dos ingredientes, e o que eu, ouvindo a pediatra do meu filho, lendo à respeito, me informando, peneiro pra aplicar por aqui, na prática.

Vou tentar ser direta(acho que, se tratando de minha pessoa, será impossível!).

Comecei a dar comida pro Bento, só quando a dra Laís liberou(na verdade, nem sabia que o povo dava antes, nunca tinha pensado nisso. Depois, descobri que é mais do que normal, cada mãe definir quando é a hora de dar comida, frutinha, e afins).

Como a dra é "pediatria e puericultura"ela dá toques em tudo.Costumo seguir a maioria, com bom senso, claro.Pensando bem, mentira,às vezes me confundo um pouco.

Voltando:desde quando ela liberou, o Bento estava com 7 meses e meio, defini algumas coisas:

- escolhi fazer a comidinha, numa panela de aço inox, com uma vaporeira(existe esta palavra gente?!).Aliás, cara pra caramba esta bendita "vaporeira"!É aquele suporte furadinho pra colocar sobre outra panela sabe?Ou seja, nada demais!

Pelo que tenho me informado, o ideaaaal,ideaaaaaaal mesmo ,seria fazer em panela de pedra-sabão ou de ferro, mas como a de pedra-sabão tá difícil encontrar, e a de ferro, a procedência têm que ser boa, achei mais prático comprar a de aço inox.
Achei este item importante...mas cara, se não dá, não dá, sem crise, faz numa cuzcuzeira mesmo.Ou, coloca num pano limpo(q só use pra isso), coloque verduras, legumes em cima, e coloque a tampa por cima, como se fosse "tampar"o pano, puxe as abas pra cima e amarre na parte de fora da tampa.Só tampar a panela com água e cozinhar no vapor.

Optei por cozinhar no vapor também.Demooooooora!!Mas acho que os nutrientes não se perdem. Se não tiver tempo hábil ou falta de paciência, não faça estas opção.Faço no vapor e ainda com o fogo mais baixo possível!"Eu heim!que mulher desocupada!".Não sou não, juro!

Desde sempre,já sabia que iria dar comida orgânica e natural, dentro do possível.Este final de ano, foi meio "F" conseguir frutas orgânicas, revirava, e não achava.Então, dava algumas sem serem orgânicas mesmo.Algumas verduras e legumes também.Quando me falta variedade.Mas vou te dizer uma coisa, de coração: eu compro quase tudo orgânico, mas sinceramente, num país onde o povo morre de fome, onde falta comida, ou onde grande parte come um monte de lixo e tranqueira, humildemente, acho melhor comer alimentos naturais, coisas que venham da terra, frutas, verduras, legumes, folhas, mesmo sem serem orgânicos, do que não consumir de maneira alguma.

Ainda neste item "orgânico", têm o azeite de oliva.Todo dia uma colherzinha no almoço dele e na janta, que coloco só na hora em que vou servir pra não esquentar e torná-lo gordura saturada.

Sempre coloco um punhadinho de salsa e cebolinha, que passo uma aguinha fervida por cima, antes.É pra dar um saborzinho, já que não uso sal.

Uso água pra cozinhar, do nosso "filtrim" de barro.

Tento usar 2 tipos de verdura ou legumes e 2 tipos de folha.Nem sempre é assim, às vezes não têm variedade, ou às vezes, acho que determinado ingrediente, fica melhor sem muita mistura.

Ovo,uso umas 2 vezes na semana e carne de frango mais ou menos isso também(ambos orgânicos).

Tenho encomendado legumes, verduras, folhas, de um casal que têm um sítio em Salesópolis, e produz tudo naturalmente, orgânicamente.São super competentes, profissionais.Todo final da semana, mandam a lista por email pra você fazer as escolhas dos produtos, pra semana.E a quantidade é enorme!O nome do lugar é : Sítio Remanso , pra quem se interessar- ebebioremanso@hotmail.com - escreva pra Mariana!

Áh,enquanto cozinha no vapor,coloco na panela que tá a água, arroz integral ou macarrão integral(quando uso o frango,deixo cozinhar ali também, tudo junto).Se uso fubá, aveia,faço um mingauzinho na água que sobrou.

Não todo dia, mas umas 3 vezes na semana, misturo feijão também(orgânico...aiiii já tô me sentindo meio blasé....sacooo!!!!)Prefiro o azuki, ou marrozinho mesmo.


Quero implementar mais coisas nesta rotina diária da papinha , que independe do ingrediente pricipal(verduras,legumes,folhas), como especiarias, algas, cogumelos.Mas tenho que estudar mais sobre o tema!!!!

E fruta, dou sempre de sobremesa.Meia,ou uma inteira, dependendo do tamanho dela!

Corto todos ingredientes na hora, pra ficar fresquinho.

Como este jeito que faço, não é muito prático e acaba sendo um pouco demorado, na hora que faço a papinha, de manhã, dobro a quantidade, pra sobrar pra janta. Às vezes, acrescento, uma ou outra coisa, pra modificar um pouco o gosto.

E não costumo dar muito feijão pra ele à noite, reparei que nele, dava gases.

É isso, como sempre, nada objetiva.Mas a esperança é a última que morre, e até o Bento ter 5 anos, espero estar mais direta!!

A partir de amanhã, vou começar a postar as papinhas que faço pra ele, mas achava que tinha que escrever esta "pequena"introdução antes.

Caraaaaaaaaa, deixa eu ir dormir, que já passou de 1. E como optei por amamentar até sei lá quando, e o Bento bem que se aproveita desta condição, já já ele acorda, e eu , amanhã, vou estar aquele bagaço trubufuzento de sempre!

Ah, o mais importante:leite materno, seeeeempre!!Pelo menos pra mim, até agora, foi o MELHOR ingrediente.

Adios minha gente!!

beijoooooooossss

9 comentários:

  1. Tiana querida! Isto sim é que é ser guerreira no fogão! Ainda bem que o Bentinho facilita! Se fosse um Arthurzinho da vida vc estava frita! O nenem aqui só quer saber de comida industrializada! rs
    Acho que a minha papinha não é lá grande coisa mesmo

    ResponderExcluir
  2. Môni!Quem vê, nem acredita!Sempre tive muuuuuuuuuita preguiça de cozinhar!Nunca gostei,mas sempre me interessei mto sobre alimentação.Mas nda de guerreira não.Mãe é assim, cada uma guerreira em uma coisa.
    E vc,com o refluxo do Arthurzinho,foi o quê??Guerreira.
    Longe de mim julgar, mas cara a papinha industrializada ;e meio foda!!Li um livro da Sônia Hirsch, escritora e jornalista, que escreve bastante sobre alimentação e um troço, grudou na minha cabeça: uma comida, que fica numa prateleira durante 2 meses e que nem refrigerada é...imagina o que têm nisso...
    Mas como disse, cada um faz o melhor, dentro do que sua rotina,dinheiro,disposição permite, claro!!
    bjão, saudade de vcs!Áh Môni, parabéns atrasado, pelo aniver do Arthurzinho!Tudo de mais maravilhoso ainda neste caminho pro segundo ano!Mta aleegria!!

    ResponderExcluir
  3. Minha tribufuzinha, ri muito com sua clareza. Qdo Bento estiver com 5 anos, como será que a gente vai estar? Ele vai ter uma tia de 46, tu já pensou nisso?

    Se vc estiver mais objetiva, eu vou estar sei lá o q!

    Muito bom esse cuidado na alimentação do Bento! Vamos ver se eu me desintoxico um pouco agora nesse começo de ano! Coisas da Terra!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Olá, Meu nome é Fabiana, moro em Campinas/SP e procurando receitas de papinha na internet (pois sou mãe de um menino de 8 meses) caí no seu blog e estou amando!! Também sou fã da Sônia Hirsch, também uso filtro de barro, também amo coisas naturebas e cozinho no vapor, mas confesso que estava sem idéias para fazer papinhas e seu blog está me ajudando muito. Obrigada por compartilhar! Beijos pra vc e seu príncipe!

    ResponderExcluir
  5. hahahha achei mto engraçada sua resposta"tbm uso filtro de barro"hahaha. Mas afinal, é td verdade! Brigada por ter escrito, acho mt importante todas nós(e tds tbm)trocarmos figurinhas. Uma ajuda a outra(outro).Não me agradeça Fabi, só troque idéias tbm!Tô cheia de recita anotada pra postar!!!
    beijo enorme pra vcs!
    Ti
    ps: tentei entrar no teu blog e não consegui. Brigada...risos só pra pessoas especiais.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Eita! Mandei um convite pra vc ler meu blog maluco (que tá fechado porque vez ou outra eu participo de concursos literários com poemas e se eles já tiverem sido publicados sou desclassificada...heheh)
    Vou te dar uma dica então... existe uma panela de vapor que é feita de bambu, vc conhece? É maravilhosa para cozinhar. Vou usar hoje pra fazer sua primeira receita. Bjos e tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu blog! Descobri por acaso, não faço idéia como nessa internet de Meu Zeus. Minha bebê está com 7 meses e estou começando a fazer as papinhas dela. Confesso estou um pouco enrolada e busco inspiração por aí na internet, e me aproveito dos dotes culinários da minha mãe para receber de bom grado as sopinhas que ela faz para a neta.
    Vou agora ver suas receitas, pois não tem nada pra janta de hoje!

    ResponderExcluir
  8. Nada como ter ajuda da Vó né! Meu blog tá meio abandonadinho...deixei ele meio de lado..mas vou voltar, tem um monte de receita pra publicar! brigada pela força!
    beijo grande
    Ti

    ResponderExcluir
  9. Fabi, será que vai receber este cometário?Achei que tivesse te respondido..foi mal! Eu queria saber que anela de bambu é essa!!me diz?Como vcs tão?bj enorme
    tI

    ResponderExcluir