segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Papinha de inhame, beterraba e cenoura.


Inhame, beterraba e cenoura. Foram os principais ingredientes que usei pra fazer a papinha do Bento hoje. Ou melhor, gororobinha do Bento!

Gororobinha, mas gostosa! É que o inhame, têm esta textura meio pegajosa né! Por isso, misturei alguns outros legumes e verduras.

Inicialmente, havia colocado apenas a beterraba, mas ficou sem graça que dói, então experimentei misturar, uma cenourinha também. O que fez "a" diferença!
Sério, alterou bastante o sabor da coisa!

Aqui vai a quantidade:

- 2 inhames médios;
- 1 beterraba média;
- 1 cenoura pequena;
- 1 punhado de salsinha cheio;
- umas 3 cebolinhas;
- metade, da metade(risos) de uma cebola.

Coloquei os inhames, beterraba e cenoura pra cozinharem ao vapor, junto com a cebola.
Separado, deixei uam água pra ferver na chaleira (pouquinha), assim que ferveu , joguei a salsinha e cebolinha e deixei por segundos.

Retirei salsinha e cebolinha , piquei bastante e reservei. Assim que os ingredientes, que estavam cozinhando, amoleceram, tirei do fogo, amassei, juntei com um pouco da água, que ferveu tudo isso, pra deixar mais molinho. Coloquei a salsinha e cebolinha e uma colherinha de azeite.

Está prontíssima! Simples saludable e gostosaaaaaaaaaa!!!

Lembrando sempre, que dou prioridade à ingredientes orgânicos.

Um outro toque, eu descasco o inhame sempre na água, uma vez.,me deu uma baita coceira, foi a forma que encontrei pra isso não acontecer mais. Cozinhe sem deixar pedaços crus.

Pra fazer a receita, acho legal, dar uma olhada no tópico "o início das papinhas". Não que tenha que ser feito igual a mim, de jeito nenhum! Só pra ilustrar, como é o meu ritual diário, e o que costumo fazer na preparação, independentemente do ingrediente que vou usar no dia.

Outra coisa(só mais uma!): como têm inhame nesta receita, recomendo demais, a leitura do livro da Sônia Hirsch, jornalista e escritora voltada para promoção da saúde, que se chama, "Inhame Inhame" (A imagem do post, é a capa do livro).

Ela fala só do Inhame, tudo de ótimo que ele pode fazer por nossa saúde como alimento medicinal. Traz inclusive, receitas!

Olhadinha no site dela: www.correcotia.com e blog: www.soniahirsch.com, vale mais, do que, supeeer a pena. Confiram os outros livros dela também. Me ajudaram e ajudam muito!

Pronto minha gente!

Bora ver se dá certo!

beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário