quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Papinha de abóbora e quiabo


Boa noite galerosa!

A papinha de hoje, meu filho adorou, comeu muito. E quando digo muito, é MUITO mesmo, até parei de dar, porque se deixasse, meu amigo, a impressão é que ia se entupir até dizer chega!
Como a base da papinha foi de abóbora, acho que facilitou que ele gostasse, ela é mais docinha.

Ingredientes, por favor!

- 1 fatia de abóbora(sei que é tosco, mas meu método de medir, é na base do dedo! Medi 4 dedos na fatia e mandei bala na faca(?);
- 6 quiabos médios;
- 2 colheres de sopa rasas de arroz integral;
- 5 folhas pequenas de escarola;
- 4 cebolinhas pequenas;
- meia cebola pequena;
- metade da metade(afeee)de uma cabeça de alho pequena;
- 1 colher de sopa bem cheia de feijão carioquinha.

Pico o quiabo e abóbora previamente lavados e desinfetados e ponho na vaporeira.Na água da panela que fica embaixo desta vaporeira, coloco o arroz e o alho.Pico a cebola e divido entre a vaporeira e a água.
Deixo tudo amolecer, enquanto isso, fervo uma água e jogo por uns segundos a cebolinha. Retiro e reservo.

Quando amoleceramm todas as coisas, jogo a escarola na vaporeira e retiro assim que tiver "brilhantinha".

Tiro tudo da panela e amasso bem. O arroz com cuidado maior, pra ficar beeem papinha. Misturo um pouco da água que ferveu tudo e a cebolinha.

Como faço , quase sempre, a receita pro almoço e jantar, separo em duas porções pra que possa misturar o feijão somente na do almoço. Não coloco na da noite por causa de gases e incômodos. Este feijão é bem amassadinho também.

Quando tudo esta com consistência de pirão, coloco uma colherinha de chá de azeite de oliva.

Pruento!

meus "p.s's"(como se escreve isso minha gente! Porr...isso nem existe): dou preferência a orgânicos. Acho legal lerem a postagem "Início das papinhas", no mês de janeiro, pra entenderem melhor como faço a preparação diária das papinhas.

Beijo grande!

"Boa noite, durma bem, até amanhã, sonhe com os anjos, feche a porta totalmente". Como diria minha irmã.

6 comentários:

  1. Ai... quiabo? sério? rs e a baba? kkkkk

    Querida ainda vou te ensinar como colocar links nas postagens, mas por enquanto ao invéz de escrever "Início das papinhas" copia e cola este código aqui que vai dar certo...

    <a href="http://casadeumnenem.blogspot.com/2010/01/

    ResponderExcluir
  2. o-inicio-das-papinhas.*">"Início das papinhas"/a

    Tive que dividir o código no meio... mas é só juntar as duas partes! E no lugar do asterísco colocar a palavra "html" e colocar o /a entre < > ok?

    ResponderExcluir
  3. Oi Ti, estou aqui de nove e queria te perguntar; você não coloca nenhum tipo de carne pra cozinhar junto na papinha do Bento? Eu também faço a papinha do Alê, ele começou a comer este mês, mas coloco um pedaço de peito de frango, sem pele... acho que no próximo mês ele começa com a carne. Observei que nas suas receitas só vão os legumes...
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ai Môni!!!hahahha, voutentar fazer o q me ensinou, não sei se vou conseguir!hahaha
    Mas cara, como que vc descobriu isso?Affeee
    Brigadão pela força!
    Quiabo sim, porquê não ,posso saber?!Aliás, vou fazer um post sobre este tema"as comidas que os pais não gostam e transferem pro filho"!!!Sério, aposto que vc é que não gosta!
    Môni, quando vem pra cá?
    Valeu por acompanhar meu blog e me ajudar.
    bj grande em ti e no Arthuzinho!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla! Brigada por aparecer sempre!
    Olha, eu já tava pensando em colocar aqui, um post com um "esqueminha" que sigo, pq não é uma coisa radical, tem dias que mudo um pouco.
    Tem algumas receitas aqui que tem carne sim, mas de frango.
    Pra falar bem a verdade, acho que isto é uma coisa meio que pessoal, depende como os pais se alimentam e até que linha de alimentação seguem ou acreditam. Não sou vegetariana, mas acho carne,todo tipo, meio pesado ainda pra ele. Então não dou sempre. Mas vou aumentar por agora e incluir peixe esta semana.
    Os pediatras, em sua maioria acham q TEM q dar. Algumas pessoas estudiosas, com livros publicados e alguns médicos, acham que não. Outros que sim. É se informar e ver o que mais se adapta a vc...encontrei bons argumentos para dar e mais uma porção de bons argumentos para não dar!risos

    Beijo grande em vcs!
    Ti

    ResponderExcluir
  6. Ah Carla, em qualquer receita aqui, vc pode colocar carne jutno, quando eu coloco, deixox cozinhando na água da panela, junto com o arroz, cevadinha, aveia, o que seja de sua preferência.
    E coloco de 3 em 3 dias uma gema de ovo inteira tbm!
    beijos

    ResponderExcluir