domingo, 14 de março de 2010

Papinha de mandioquinha, beterraba, abóbora e brócolis.

Oi gente, esta receitinha, tava vendo, é meio parecida com uma outra que fiz, a diferença é a mandioquinha. Mas é assim mesmo né minha gente, uma hora coloca aqui, tira dali, haja criatividade pra papinhas novas todo santo dia!

Mas chega de papo furado e vamos ao trabalho. Ingredientes:

-2 mandioquinhas pequenas;
- 1 beterraba pequena;
- 2 quadradinhos grandes de abóbora;
-5 raminhos de brócolis;
- 2 colheres de arroz integral;
- 5 folhas de alface lisa;
-1 folha grande de escarola;
-1 punhado de salsinha e 3 cebolinhas;
-meia cebola pequenininha picadinha;
-metade de uma cabeça de alho;
- 1 gema de ovo.


Corto mandioquinha, beterraba, abóbora e coloco na vaporeira. Junto metade da cebola picada e um pouco do alho. O resto do alho e cebola, coloco na água (3 dedos de água filtrada) na panela que vai embaixo da vaporeira, junto com o arroz integral.
Enquanto tudo cozinha em fogo beeeem baixo, coloco o ovo pra cozinhar em uma panelinha. E água pra ferver em outra, e assim que estiver fervida, jogo salsinha e cebolinha dentro por dois minutos. Retiro. Reservo. Assim, faço com o ovo depois de cozido (coloco dentro da água a hora que ligo o fogo e deixo mais cinco minutos, mais ou menos, depois que a água ferveu).

Assim que os ingredientes da vaporeira estiverem quase moles, coloco as folhas dentro e deixo até o ponto de estarem "brilhantes". Quando estiverem, tiro e ponho com salsinha etc...

Depois de tudo mole amasso bem, coloco folhas e folhinhas bem picadas, corto o ovo pela metade.
Como faço esta quantidade pra almoço e jantar, divido em dois pra botar a gema só na hora de servir. Metade, coloco em seguida, na que vai ser servida no almoço. A outra metade, guardo na geladeira pra colocar na papinha da noite a hora que for servir.
Daí, ponho uma colherinha de azeite e pronto.

Pra dar aquela lembradinha básica: dou preferência pra orgânicos.
Se der, leiam a postagem "Início das Papinhas", lá explico minha rotina diária de preparação das comidinhas.

Não coloquei feijão nesta, porque têm brócolis. Como causa gases, acho melhor não misturar com algo que dá mais gases ainda.

Tá aí minha gente!

Boa noite, durmam bem, sonhem com os anjos!

Beijos.








5 comentários:

  1. Ti Amada,
    Hj naveguei com calma no seu blog e li todos os posts.
    Como sempre, estou orgulhosa de vc, da mãe maravilhosa que vc é, da mulher, amiga e companheira que eu me orgulho de ter como irmã.
    Olha, já pode começar a pensar em publicar um livro de papinhas, viu?!
    Tiragem esgotada, desde já. Tenho certeza.
    Bjoka grande pra vcs,
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Dinhaaaaaaaa, fiquei tão feliz e lisonjeada com tua visita!Mas vem cá, leu tooodos os posts?!!caracaaa!!ahhahah
    Olha minha irmã, eu que agradeço a vida e ao Universo por ter cruzado a gente nesta vida(sei q já estamos juntas por mtas vidas).
    Vc é aquela amivga de fé, irmã camarada.Que tá ali, presente.E agora, vou ganhar um presente lindo teu...uma Amandinha ou um Thiaguinho.E to feliz demais com esta nova notícia.
    Mas vem cá: escrever livro?quem sou eu heim!!logo vc, a jornalista aqui falando isso...até aprece, bj enorme pra ti ,meu sobrnho.Te amo muito, mta paz minha irmã.Obrigada por td.

    ResponderExcluir
  3. ...lembrar da Ti, tão insegura qdo chegou aqui no studio, no espaço redondamente grávida, meio perdida, tipo: agora vou ser mãe, oq faço...o nascimento do pqnino Bento, a preocupação...parece tão distante qdo a gente ve o quanto ela se tornou mãe, mulher no sentindo mais verdadeiro da palavra; hje o pqnino Bento, nem é mais tão pqno( q Bebezão maravilhoso)...
    Ti, eu só posso dizer q vc deixou brotar de dentro de vc oq há de melhor;vc se superou...parabéns

    se sabe q te adoro...bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Ti, que receita boa da papinha... deu fome!
    Postei lá na menina sobre a nossa conversa, sua pergunta rendeu um post.
    Grande abraço,
    Carol

    http://caroldaemon.blogspot.com/2010/03/compras-granel.html

    ResponderExcluir
  5. Poxa Rê, q declaração (assim posso dizer), linda vc fez..eu que fiquei emocionada.Ainda falta tanto pra chegar lá...vcs foram tão importantes na minha gravidez que nem fazem idéia...e agora são importantes pra minha vida eterna, pq estiveram comigo no momneto mais importante de minha vida até então...beijo com amor demais!Ti

    ResponderExcluir