domingo, 11 de abril de 2010

O que dar pra eles comerem? Esqueminha de iniciação as papinhas.

Galera do bem, o negócio aqui estas últimas semanas deu o que falar.
Primeiro meu filhote com uma virose, depois, eu, com uma mastite crônica. Aliás, a saga ainda continua, mas depois faço uma postagem sobre isso...

Resolvi depois de muito tempo, escrever sobre o esqueminha pra começar dar papinhas. Acho um assunto muito delicado, mas vou tentar colocar aqui mais ou menos o que EU segui e informações que colhi.

Outra coisa que considero importante dizer, é que este esqueminha tem que se adaptar ao estilo e até filosofia de vida de cada família, mãe, pai , avó, neném que irá fazê-lo.
Quando o assunto é alimentação é muito delicado e a diversidade é GIGANTEEEE.

Existem pessoas que só alimentam o filho nos primeiros meses da iniciação de comidas com papinha de arroz integral, outras, que não darão carne de nenhum tipo por maneira nenhuma. Outras, como a grande culinarista Pat Feldman, que amo o site e tenho aprendido muito através dele, que não acha apropriado dar grãos pro neném, ela explica no site o porquê, vale apena checar!

Bom, tô dando todos estes exemplos, pra dizer, que cada um faz a sua escolha. Faça a sua e mãos na massa!!

Eu segui como base dois esqueminhas, da pediatra do meu filho, Dra Laís Bueno, e da Sônia Hirsch, jornalista e escritora voltada pra promoção da saúde, como ela mesma diz. Eu também gosto de ler tudo que ela escreve. O esqueminha dela é muito legal, e tem com mais detalhes no livro dela "Mamãe eu quero".

Vou fazer um resumo dos dois.
Primeiro o da doc!
Ela classifica em alimentos :

A: 100 g peito de frango(magro,sem pele gordura);
B beterraba, beringela, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha, abobrinha etc...
C: agrião,alface, acelga, brócolis, couve, espinafre...
D: arroz, aveia, cevadinha, trigo integral, macarrão, fubá...
E: caldos de feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, após o oitavo mês.

Sobremesa: fruta da época de preferência .Ex: mamão, maça, pêra, ameixa...exceto abacaxi e morango.

Observações gerais: Usar sempre 2 alimentos da lista BeC e 1 das outras listas. Tempero ao gosto da família( eu não uso sal ainda, vou começar agora usando algas marinhas)

Depois de 10 dias do início, colocar uma colher de sopa de azeite extra virgem( Ela dá outra sopções de óleo também, como milho,arroz, girassol, que eu particulamnete não gosto e não uso. Tenho pesquisado e irei inserir como substituição do azeite, às vezes, óleo de côco e Ghee).
Recomenda que seja colocado depois da comida pronta.
Depois de 15 dias do início acrescentar 1/4 de gema de ovo cozida, aumentar 1/4 de gema a cada 2 ou 3 dias até dar uma gema inteira( tive que fazer um calendario pra não me perder!!!).
Quando der uma gema inteira, dar somente a cada 2 ou 3 dias.

Esqueminha da Sônia bem resumido mais detalhes leia no livro.

Ela fala sempre de um leite de grãos integrais que ela ensina a fazer. Sugere que vá inserindo primeiro este leite em substituições a algumas mamadas.
Receita do leite:

4 colheres de arroz integral;
2 colhereres de arroz moti ou aveia em grão;
1/2 colher de trigo ou cevada;
1/2 colher de trigo ou cevada;
1/2 colher de feijão azuki ou lentilha;
1/2 colher de gergelim claro;
4 partes de água para um de sólidos.

Cozinhar em fogo bem baixo por 3 h, panela tampada e de preferência grossa.Melhora inda de ferro. Mexa de vez em quando pra não grudar.
Quando pronto, na superfície fica a parte rala, que é o leite, no fundo os grãos moles, é a papa.
Passando a papa na peneira, sobra o creme.
Com o bebê que já tem 6 meses, comece usando o leite com bem pouquinho do creme(por causa das fibras, importantes pro intestino). E se quiser, vá misturando aos poucos, uns pedacinhos de chuchu, cenoura...bem cozidinhos e peneirados. Ela sugere também, dar de colherinha pra estimular, inclusive a produção de suco gástrico.
Engrosse com um pouco de creme se o cocozinho se mostrar muito aguado.
Com horários ela escreve:
a partir do primeiro mês DE INTRODUÇÃO de comidinha( e não do neném heim!!!), ela sugere :"digamos que no primeiro mês você substitua o leite de cereais a mamada do almoço, começando a introduzir papinahs de legumes no novo prato e a dar mais quantidade de creme assim que o neném se mostrar mais receptivo. No segundo mês, substitua também a mamada da hora do jantar. No terceiro, substitua também a hora do lanche, juntando uma fruta cozida ao leite, ou fazendo um mingau. No quarto mês( de iniciação), a refeição já pode ser completa. Com 1 ano de vida a criança deve estar preparada para comer de tudo. Ex: sopa de legumes com flocos de cereais cozidos duranre quarenta minutos , uma papa de cereais integrais(arroz principalmente), um boa colher de feijão, com pouco tempero, verdura cozidinha no vapor e cortada miudinha. Jantar semelhante ao almoço mais sem feijão ( sempre faço isso também, por conta do desconforto causado por gases).
Entre um ano e meio e dois, o bebê já deve estar comendo as mesmas comidas que você come, nesta hora preste TODA atenção ao sal, deve ser apenas 1/3 do sal que você come. "

Então o equilíbrio da alimentação fica assim:
1 ou mais cereais, até 50% do prato, 1 tipo de feijão ou outra proteína, 1 tipo de raiz, 1 tipo de legume, 1 tipo de folha, um complemento tipo farofa ou bolinho, uma sopinha de misso(mais no inverno, menos no verão), uma sobremesa(mais no verão, menos no inverno). Eu sempre dou de sobremesa frutas...( esta sou eu Tiana mesmo falando!)
Ela escreve também , pra no período de iniciação não cozinhar em panela de pressão, não colocar sal, acrescentar sempre 1 colher de sumo de salsa fresca na papinha.

É isso minha gente, desculpa aê o tamanho da postagem, mas pra este assunto, do jeito que queria escrever, não tinha como resumir mais do que isso.
Acho que cada um pode escolher o SEU jeito, não precisa seguir à risca nem um nem outro, até porquê cada bebê é um , e pode querer ou não determinada coisa. Tudo na base da tentativa, do bom senso.
Eu faço um mix do que acho melhor e mais coerente!

Espero que ajude um pouco e acenda luzes nas cabeças!!! Vou te contar , em vários momentos a cabeça da um nó do tamanho do mundo!
Aparem as arestas, acrescentem, tirem, seguindo o que segue e o que acredita!
Só bora prestar atenção no que é saudável pros nossos nenéns, que nesta idade ainda não podem opinar, dizer, falar , escolher se querem porcaria ou não( óbvio que muitos vão aceitar se a gente der né...este é o problema)

Boa noite pra todos! Durmam com os anjos! Se é que alguém aqui dorme a noite inteira!

Beijo grande!

Ti











.




2 comentários:

  1. Nossa esse esquema da sua pedi salvou minha cabeça da fundição completa! Só que não entendi uma coisa. No grupo A, vc escreveu somente peito de frango. Será que o grupo A se refere as proteínas animal?
    Estou pensando em alternar frango, fígado bovino, carne (músculo, peito ou patinho).
    Você que já está mais adiantada aí no esquema, me dá sua opinião?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! POxa vida, que bom ter ajudado, esta é a intenção mesmo. Esta hora(e emoutras tbm!) fica meio pesado pra mãe. O que não falta é gente pra dra opinião dizer o que fazer..aí, já viu né.Nossa cabeça vai pra cucuia...este esquema é só pra ilustrar a forma que escolhi. Existem milhares.
    Na minha opinião, e por td que pesquisei, estas opções que colocou são ótimas e super nutritivas. Fígado então! Só que td sem gordura e bem limpinho. Mt bem picadinho, quase derretendo mesmo.
    Isto , obvio, pra quem come carne. Pra quem não come, acha completamente desnecessário.
    Eu sigo o meio termo. Dou carne(vermelha, peixe ou frango orgânico) mais ou menos 3 vezes na semana.
    Será que ajudei?
    brigada e beijão
    Ti

    ResponderExcluir